Você já se perguntou: será que devo contratar um PABX virtual para minha empresa?
Muitos gestores pensam em realizar a contratação desse tipo de serviço, mas nem sempre conhecem muito bem como ele funciona ou qual o plano ideal para o seu negócio.
Os sistemas PABX, atualmente, são essenciais para qualquer empresa que queira manter seus ramais de telefonia ativos.
Afinal, é por meio deles que você poderá contatar e ser contatado pelos clientes de maneira eficiente, garantindo mais vendas e lucratividade.
Aqui neste artigo, iremos falar sobre o que significa PABX virtual, como escolher o plano ideal para a sua empresa e ainda quais os benefícios de contratar esse serviço.
Não deixe de ler o conteúdo até o final para saber tudo a respeito do tema!
O PABX trata-se de um sistema interno de telefonia de uma empresa que coordena todas as chamadas feitas e recebidas pela organização.
A sigla PABX, em português, mostra que ele nada mais é do que um sistema automatizado para garantir que os ramais privados de uma empresa sejam trocados partindo de uma requisição.
Pareceu difícil entender? Então vamos facilitar para você.
O PABX pode ser descrito como sendo um tipo de central telefônica particular da sua empresa, fazendo o trabalho de encaminhar e endereçar as ligações diretamente para os setores certos da sua organização.
Neste caso, como o próprio nome indica, é um serviço que funciona de maneira virtual, sem que seja necessária uma infraestrutura física, pois ele é formado por componentes de um software.
Portanto, a automação do sistema e o reconhecimento de todas as linhas telefônicas da organização são posicionados diretamente na rede da sua empresa ou ainda em na nuvem, por meio de um provedor digital.

Saiba o que avaliar antes de decidir:
Antes de qualquer coisa, é necessário entender que cada empresa possui demandas que são bem específicas em relação à telefonia.
No caso daquelas que operam com call centers imensos ou que possuem uma escalabilidade alta, usar sistemas robustos é fundamental para que eles encaixem-se nos objetivos do negócio.
Esse tipo de sistema costuma ser mais indicado para o caso de empresas que possuem porte pequeno ou médio.
Isso porque como os custos do PABX virtual são muito menores com relação à instalação e manutenção, é mais fácil essas empresas a contratarem, pois não precisarão investir muito para comprar equipamentos.
Além disso, o PABX virtual também é ideal para o caso de empresas que têm funcionários atuando de forma híbrida ou completamente remota, não importa se no Brasil ou no exterior.
Com o uso desse sistema virtual, é possível que os colaboradores conectem-se por meio de seus ramais virtuais de dispositivos móveis, não importa onde estejam, como é o caso de smartphones ou de dispositivos IP.
Além do tamanho da empresa, você também deve considerar o número de escritórios ou de locais que precisará conectar.
Através do uso do PABX Virtual, é possível que a empresa conecte diferentes escritórios, ainda que eles estejam em regiões bem distantes umas das outras.
Isso porque as ligações são todas realizadas por VoIP, eliminando aquelas taxas abusivas por chamada, inclusive no caso de ligações internacionais.
A sua empresa só obterá custo de forma contínua com a conexão de banda larga que precisa ser alta e de boa qualidade, garantindo assim ligações eficientes.
As empresas que trabalham com call center terceirizados ou que ficam em locais distantes da sede também se beneficiam do uso do PABX Virtual, encontrando um plano adequado para essa situação.
Na hora de contratar o melhor plano PABX virtual para empresa, você precisa sempre considerar a marca que vai prestar esse serviço para seu negócio.
O iFalei conta como melhor PABX Virtual do mercado na atualidade, pois combina alta qualidade de rede, boa telefonia e uma flexibilidade maior nos serviços de voz.
A ferramenta do iFalei é totalmente virtual, sendo assim, a sua instalação e também a manutenção são executadas de maneira simples e muito rápida.
Você também vai ter acesso a atualizações frequentes do serviço e das tecnologias PABX Virtual sem que seja necessário ir um técnico até a empresa.
Algumas das vantagens principais do PABX Virtual iFalei são:

Com o número 0800 obtido com o iFalei, você poderá oferecer um atendimento de alta qualidade para o seu cliente, resultando em vários ganhos para a marca.
Como não há a necessidade de ter toda uma infraestrutura física para a contratação do PABX Virtual, você conseguirá economizar e desfrutar ao máximo das vantagens desse serviço sem gastar muito.
Uma outra importante vantagem de usar o PABX Virtual do iFalei é que você conta com o melhor custo-benefício do mercado, já que vai economizar em mais de 80% de todos os custos com telefonia.
Com toda a certeza, uma das vantagens principais de escolher um plano PABX Virtual do iFalei é que você poderá contar com os melhores e mais variados recursos, caso dos relatórios de ligações, da definição no horário de atendimento, da realização das gravações de chamadas, do envio de áudios personalizados, espera telefônica, URA de atendimento, entre outros mais que vão tornar o atendimento mais eficiente e melhor.
Como você viu, o PABX Virtual é um serviço imprescindível para muitas empresas na atualidade, pois reduz quaisquer custos excessivos com ligações e torna muito mais eficiente o atendimento ao cliente.
Neste texto, mostramos a você como funciona esse tipo de serviço e as dicas para escolher o plano ideal para o seu negócio. Além disso, ainda mostramos vários benefícios importantes do PABX virtual iFalei.
Você já se perguntou qual a diferença do PABX digital para o PABX analógico?
O PABX, é importante explicar, trata-se de uma central telefônica que é usada pelas mais diversas empresas com a finalidade de melhorar e tornar mais fácil a comunicação por meio das linhas telefônicas.
Ele pode ser do tipo virtual, em nuvem, analógico ou tradicional, que é o que várias empresas ainda usam e possuem dúvidas sobre a migração para o PABX digital.
Pensando em tornar mais fácil a compreensão, vamos mostrar aqui o que é cada um dos PABX e quais as diferenças que existem entre eles. Acompanhe:
O PABX tradicional ou analógico trata-se do modelo que é mais antigo e que foi desenvolvido para uso com as tradicionais linhas telefônicas.
Ele é usado pelas empresas de maior porte e possui um custo para manutenção bem alto, visto que é necessário ter um servidor físico que vai ficar instalado dentro da própria empresa.
Sempre que a manutenção é necessária, um profissional precisa ir até o local para solucionar o contratempo ou fazer as atualizações necessárias.
O modelo analógico possui diversos recursos que são bem básicos, como é o caso da transferência e do identificador de chamadas, da gestão de ligações externas e internas, a ligação em espera, etc.
Por outro lado, o PABX virtual trata-se de um tipo de serviço de telefonia com funcionamento em nuvem, isso quer dizer que não há a necessidade de se ter um equipamento físico para ele operar, mas sim um software específico.
O modelo do PABX digital é bem menos custoso, já que não há a necessidade da manutenção periódica, sendo possível atualizá-lo e fazer a sua instalação em vários dispositivos com acesso à internet.
O sistema virtual traz vários recursos vantajosos para as empresas, como é o caso do monitoramento das chamadas, do gravador de chamadas, da fila para atendimento e do ramal remoto.

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A diferença mais importante entre os dois modelos, com toda certeza, é que o PABX virtual é uma solução com tecnologia mais moderna e que atua com base no CCaaS, enquanto o analógico somente realiza chamadas e as transfere entre ramais.
O CCaaS trata-se de uma plataforma que está sempre em desenvolvimento e tem como finalidade atender sempre às necessidades dos clientes, por meio de novas funções e ferramentas, melhorando assim a experiência do usuário.
Em termos gerais, não há dúvidas de que o PABX digital é sempre a opção mais indicada por contar com melhor custo-benefício, caso da redução de custos e da otimização dos recursos usados.
Ao usar o PABX analógico, você terá que contratar diversas linhas, que podem ser digitais ou analógicas, além da necessidade da conexão física no próprio PABX.
Isso faz com que ele tenha um custo bem alto, já que a maioria das operadoras telefônicas cobra caro por esse tipo de serviço.
Por outro lado, o PABX virtual permite que se tenha linhas virtuais, por meio de uma combinação da internet com o telefone, diminuindo os valores para ligar e tornando mais fácil expandir seu negócio.
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No caso do PABX analógico, a música que toca na chamada de espera pode ter uma qualidade menor, já que ele é colocado no interior de outra placa, distinta daquela da URA.
Já no caso do PABX virtual, não há qualquer problema com relação à música de espera, pois existem diferentes níveis dela e do URA, sendo possível usar canções distintas em cada uma das opções de suporte ao cliente.

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Em um PABX analógico, há a necessidade do suporte físico sempre que qualquer problema surge, pois essa solução é em um equipamento físico e que está dentro da empresa, por meio dos servidores.
Por outro lado, no caso do PABX digital há a disponibilidade para que o cliente possa estender ou diminuir os recursos, caso de ramais e linhas, e ainda otimizar os recursos ao ter um suporte para gerenciamento.
Como você viu, existem grandes diferenças entre PABX analógico e o digital, e o conhecimento delas ajudará você a perceber como o uso da versão virtual é muito mais vantajosa para a sua empresa, sob diferentes pontos.
Neste texto, mostramos algumas das principais diferenças dos dois modelos de PABX, bem como explicamos a respeito do funcionamento de cada um deles de maneira sucinta.
Se você está pensando em contratar um serviço de PABX digital, que tem mais qualidade e vantagens, conheça o plano de PABX virtual do iFalei!
Procurar por soluções em telefonia para sua empresa é essencial para um empreendimento que deseja garantir uma comunicação externa e interna muito melhor.
Atualmente, as empresas precisam adaptar-se rapidamente às exigências do mercado, o que exige que os gestores consigam entender quais as demandas do negócio e possam trabalhar para aumentar a produtividade dentro da organização.
O serviço de telefonia tem um papel fundamental no aumento da produtividade e dos resultados em uma empresa, podendo garantir que ela destaque-se da concorrência.
Para isso, é muito importante optar por uma solução tecnológica de alta qualidade, portanto, aqui neste conteúdo nós vamos abordar este assunto para você.
Iremos mostrar, a partir de agora, quais são as principais soluções em telefonia que a sua empresa pode adotar. Quer saber tudo sobre o tema? Então leia o texto até o fim!
Os serviços de telefonia evoluíram junto com a tecnologia e hoje são importantes dentro da estratégia de empresas que querem alcançar o sucesso, conseguindo destaque frente à sua concorrência.
Não importa qual seja o tamanho do empreendimento ou ainda qual o setor de atuação, usar soluções tecnológicas de telefonia é fundamental para otimização da gestão e traz a garantia de vários outros benefícios.
Portanto, aqui nós trouxemos algumas das principais soluções em telefonia que você deve avaliar para implementar em seu negócio e obter resultados bem melhores.
Vamos ver quais são elas!
Confira: rotas VOIP

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Uma das principais soluções de telefonia da atualidade é o PABX, ou “Troca Automática de Ramais Privados”.
Essa solução é uma das principais ferramentas dentro da área da tecnologia da informação e atua como uma central de telefonia particular.
É ela que faz a coordenação das ligações dentro e fora da empresa, fazendo uso de apenas uma linha telefônica, com os ramais internos da organização sendo conectados entre e também conectados com os ramais externos.
Por meio do PABX virtual, é possível que a empresa economize seus recursos e agilize a comunicação entre os profissionais da organização e os clientes.
São vários tipos de sistema PABX, e não há dúvidas de que o PABX com tecnologia VoIP é o que tem maior destaque e o que há de mais tecnológico no mercado atualmente.
Com ele, é possível fazer o bloqueio de chamadas, automatização na distribuição das chamadas para os ramais certos, usar o recurso da chamada em espera, entre vários outros.
O uso de aplicativos para realizar conferências em grupo é uma outra solução em telefonia muito importante para empresas.
Esses aplicativos possuem a função de otimização da gestão da empresa e de aumentar diretamente a produtividade das equipes.
Por meio desses aplicativos, é possível melhorar a comunicação e torná-la não só mais abrangente, mas também mais objetiva e mais clara.
É justamente por conta disso que as empresas hoje estão usando não só as versões gratuitas, mas também as versões pagas das principais ferramentas que encontram-se disponíveis.
Elas podem ser usadas como fóruns de conversa entre os profissionais, para fazer chamadas em videoconferência ou ainda para treinamentos, tornando os colaboradores mais próximos, bem como os fornecedores e os clientes.
Por meio dessas ferramentas, também é possível realizar o compartilhamento das informações e tornar mais ágil a resolução dos diferentes problemas na empresa.
Pesquisas frequentes: VoIP gratuito
Relacionado diretamente ao sistema PABX, sobre o qual vimos anteriormente, o VoIP, ou Voz sobre Protocolo de internet, surgiu a partir da telefonia IP.
Ele trouxe uma revolução dentro da gestão de empresas através da otimização na comunicação interna de uma organização.
A tecnologia VoIP é parte integrante dos recursos digitais presentes no sistema PABX, de modo que é possível acionar os ramais de telefone da empresa através de computadores, smartphones ou notebooks, por meio de um servidor Proxy.
O sistema VoIP conta com várias funcionalidades, como é o caso do atendimento das ligações com gravação completa das chamadas, a possibilidade de realizar chamadas de vídeo e o direcionamento das ligações para ramais definidos.
Os aplicativos para conferência, que vimos anteriormente, também fazem uso dessa tecnologia, como é o caso do Skype, do Google Meet e do Zoom, entre outras.

O número 0800 virtual é mais uma solução em telefonia que vale a pena investir, principalmente no caso de empresas de pequeno porte.
Essa solução utiliza-se da tecnologia VoIP para que seja possível realizar e receber chamadas com baixo ou nenhum custo.
Para isso, não há a necessidade de instalação de qualquer tipo de equipamento, o que reduz muito os custos, já que as chamadas são realizadas por meio da internet.
O iFalei conta com várias soluções em telefonia digital que são fundamentais para microempresas ou empresas de pequeno e médio porte, por conta da redução nos custos totais com atendimento.
Alguns dos serviços que oferecemos são:
· Plano de telefonia VoIP
· Plano PABX Virtual ilimitado
· Plano Número virtual 0800
O iFalei oferece ferramentas que são de alcance nacional, uma menor burocracia para contratação dos serviços, sem a necessidade de fidelidade e o melhor custo-benefício do país.
Além disso, ainda podem ser citadas como vantagens dos serviços iFalei: a interface mais intuitiva, os sistemas telefônicos completos etc.
É possível economizar até 80% dos custos da sua empresa com telefonia, o que com certeza vai trazer resultados melhores para sua empresa pensando no curto e no longo prazo.
Como você pode ver aqui, existem hoje diferentes tipos de soluções em telefonia que as empresas podem utilizar com a finalidade de melhorar a comunicação interna e o atendimento ao cliente.
Neste texto, trouxemos algumas das mais importantes soluções para melhorar a telefonia da sua empresa, de modo que será possível obter uma gestão mais eficiente, fortalecer o relacionamento com os clientes e otimizar os resultados.
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O PABX ilimitado é capaz de trazer muitas vantagens para as empresas, de maneira geral, mas ainda há vários gestores que conhecem bem pouco sobre o tema.
Quanto mais você conhecer sobre o PABX e o que ele traz de benefícios para seu empreendimento, mais vai entender como é importante contratar o serviço o quanto antes.
O nosso objetivo aqui neste conteúdo, portanto, é mostrar quais os principais motivos para investir no PABX ilimitado a partir de hoje para melhorar os resultados do seu negócio.
Quer conhecer os principais motivos pelos quais vale a pena o investimento? Então não deixe de ler este conteúdo até o fim!
O PABX ilimitado, que também é chamado de PABX na nuvem, nada mais é do que um tipo de PABX cujo funcionamento se dá por um sistema de telefonia em nuvem.
Através dele, é possível a distribuição de um único VoIP entre vários ramais na sua empresa, aumentando e melhorando a comunicação, o que traz mais confiança e potencializa a autoridade do negócio no mercado.
O uso do PABX ilimitado, então, permite que a empresa possa comunicar-se de uma maneira mais completa com os clientes, por meio de ligações telefônicas que são mais baratas, mais estáveis e que geram relatórios completos.
Mas os benefícios vão muito além desses, podendo ser citado também a facilidade para instalação e manutenção, bem como os menores custos.
Dito tudo isso, vamos mostrar agora quais são os motivos pelos quais vale a pena investir em PABX ilimitado para a sua empresa:
Veja também: diferença entre rotas VOIP
Um dos principais motivos pelos quais vale a pena investir em PABX ilimitado é aumentar a qualidade de voz a cada ligação.
Isso porque as ligações feitas por meio da internet possuem uma qualidade bem maior, evitando o aparecimento de chiados e ruídos, bem como das instabilidades durante as chamadas.
Sendo assim, os seus funcionários também não vão perder tempo em atendimento e nem os clientes ficarão frustrados, pois serão muito bem atendidos e receberão o auxílio que tanto desejavam.

Confira também: Erros SIP - códigos de resposta de erro ao configurar ramal
Quando você tem um PABX ilimitado em sua empresa, essa central de telefonia virtual permite uma maior flexibilidade, ou seja, você pode colocar ou retirar os ramais existentes na organização sempre que isso se mostrar necessário.
Esse é um ponto muito positivo, aliás, para empresas que atuam diretamente com call center, já que há uma maior autonomia na administração desses ramais.
Afinal, é possível que a jornada de uma empresa mude ao longo do tempo e ela cresça, precisando aumentar o número de atendentes, ou que haja uma redução do pessoal de atendimento.
O uso do PABX ilimitado é importante porque deixam as chamadas telefônicas da sua empresa muito mais estáveis, além de gerar relatórios completos e em tempo real.
Além disso, esses relatórios completos possuem muitas informações e isso permite melhorias no protocolo de atendimento da sua empresa.
A partir dessas informações, é possível saber o que fazer para abordar de uma melhor forma o seu cliente, como reduzir o tempo do atendimento e ainda outros pontos que vão impactar no relacionamento com o cliente.
Uma outra razão pela qual investir em PABX ilimitado para sua empresa é muito positivo é que a instalação e a manutenção são bem simples.
Tudo o que você precisará é verificar qual a demanda que tem a sua empresa, partindo do número de colaboradores que atuam dentro da central de atendimento, e a quantidade necessária de ramais.
Após isso, você deve solicitar à empresa prestadora do serviço que o sistema seja instalado, de modo que os colaboradores possam acessar o sistema não importa onde estejam.
Quando a sua empresa investe no PABX ilimitado, então ela consegue ganhar muito em produtividade e são muitos os motivos para esse ganho dentro da empresa.
É o caso de ter um atendimento de maior qualidade por meio das ligações bem mais estáveis, então os colaboradores têm mais tempo livre para focar em outras tarefas.
Além disso, os colaboradores poderão trabalhar de forma remota a partir do uso desse sistema, permitindo o modelo híbrido ou remoto, o que traz um aumento na qualidade de vida e na produtividade de cada profissional.
A geração dos relatórios, sobre os quais falamos anteriormente, também traz mais possibilidades de que insights e pontos de melhoria sejam colocados em prática.
Tudo isso vai trazer uma produtividade maior dentro da empresa, o que irá se traduzir em resultados mais positivos.

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Por último, ao investir em um PABX ilimitado, que funciona através de sistema em nuvem, você terá uma redução nos custos de investimento e de manutenção, em comparação ao PABX analógico.
Isso porque não vai ser necessário contar com um espaço físico específico em sua empresa ou com um data center, visto que a central de telefonia vai funcionar de forma completamente virtual.
Como não é preciso alugar um escritório ou ampliar o espaço da empresa, você já vai economizar bastante dinheiro, pois gastos como conta de luz, água e telefone, além do próprio aluguel geram custos enormes para qualquer negócio.
Como você viu, é comum haver questionamentos de gestores sobre o porquê de optar por um PABX ilimitado ao invés do analógico, e mesmo aqueles que conhecem alguma coisa desse sistema também possuem suas dúvidas.
Neste texto, resolvemos mostrar para você quais são os motivos principais pelos quais vale a pena fazer o seu investimento neste sistema PABX em nuvem em seu empreendimento.
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O uso do PABX Virtual no call center é mais comum nas empresas, principalmente em relação àquelas que atuam nesse segmento.
Apesar disso, ainda há quem conheça muito pouco sobre a aplicação do PABX virtual.
Pensando nisso, resolvemos trazer este conteúdo para mostrar a você como é que funciona na prática o PABX virtual no call center.
Quer saber tudo a respeito do tema? Então não deixe de ler este texto até o final!
Antes de qualquer coisa, vamos explicar o que é que significa o PABX, sigla que tem como significado: Troca Automática dos Ramais Privados.
Esse tipo de sistema, portanto, funciona interligando os diferentes ramais, permitindo que as ligações possam ser transferidas, gravadas ou acompanhadas pelos gestores.
A ferramenta PABX virtual tem um impacto importante ao agilizar o trabalho em um call center, pois o atendimento passa a ser muito mais rápido e com uma maior eficiência, garantindo a satisfação dos clientes.

Após entender o funcionamento do PABX, é importante agora compreender o que essa solução tem de diferente em relação àquelas convencionais.
Uma das maiores diferenças desta para as outras soluções é que no caso do PABX, ele traz uma interface para uso do operador que é muito mais completa e fácil de usar.
A partir dessa interface, é possível fazer pausas nas ligações, realizar a transferência das chamadas para outros atendentes, e ainda fazer outros tipos de funções.
Outro ponto importante é que o PABX tem uma segurança bem maior em relação aos sistemas convencionais, pois cada operador recebe uma conta própria de acesso à ferramenta e tem as suas ligações todas registradas.
O gestor então pode fazer o monitoramento de todas as ligações e dos atendimentos dos colaboradores da equipe.
Essa avaliação dos dados permite ao gestor entender como está o desempenho de cada operador e ainda agir para que possa melhorar o trabalho que cada um exerce na empresa.
Bom, o sistema PABX Virtual trata-se de uma solução que é extremamente avançada no mercado e garante à empresa uma integração maior entre seus atendentes, o controle do trabalho com as ligações, etc.
Tudo isso vai ter um impacto maior no aumento direto da produtividade da equipe e ajudará a empresa a crescer com melhores resultados.
Uma das principais indicações de uso é o PABX Virtual no call center, melhorando assim o atendimento ao cliente, o que é um fator diferencial para qualquer empresa.
A empresa deve procurar realizar a instalação do PABX virtual o quanto antes para que possa usufruir dos seus benefícios.
O mais importante é sempre que os gestores avaliem quais as necessidades da empresa e entender como é que o sistema PABX poderá ser de grande ajuda para ela.
Com certeza, você deve pensar no investimento que precisará fazer e também que vai levar um tempo até que toda a equipe do call center possa conseguir adequar-se ao atendimento do sistema PABX virtual.
É importante entender também que essa implantação e adaptação do sistema não é tão demorada, visto que ele não é difícil de utilizar.

Em apenas algumas semanas de implantação do sistema, já será possível verificar uma melhoria nas atividades de atendimento da empresa.
Dentro de alguns meses, o valor investido no sistema PABX é convertido para sua empresa em maior qualidade e mais agilidade na hora de prestar os serviços necessários.
O que você precisa ter em mente também é que fazer a implantação do PABX é bem melhor e mais simples do que qualquer outro tipo de equipamento convencional.
Afinal, ela não só é fácil de aplicar na prática, mas também é capaz de tornar o trabalho de todos os operadores de call center muito melhor, bem como fortalecer o relacionamento e a fidelização de clientes.
A escalabilidade, ou seja, a facilidade para incluir ou retirar usuários do sistema, no caso da entrada ou saída de colaboradores, faz com que o PABX virtual no call center seja o encaixe perfeito.
Como você viu, é muito importante compreender como é que funciona um sistema de PABX Virtual e como ele pode ser implementado em uma empresa para melhorar o setor de call center.
Neste texto, trouxemos uma explicação sobre como é que funciona esse sistema, bem como quais são as vantagens que ele pode trazer para o atendimento dentro da sua empresa, melhorando o relacionamento com o cliente.
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O uso das novas tecnologias de comunicação para empresas permite que elas possam gravar ligações com PABX com maior eficácia, de forma prática e bem barata.
Na verdade, hoje é imprescindível que toda empresa conte com um serviço de tecnologia VoIP que permita a gravação de ligações, pois é possível obter diversos benefícios com ele.
O conhecimento sobre como funciona a gravação de ligações empresariais e quais os benefícios para o seu negócio vai permitir a você dar um passo a mais rumo ao sucesso.
Logicamente, você precisa tomar cuidado e ter bastante atenção à questão dos princípios éticos sempre que fizer a adoção deste serviço na empresa.
Dito tudo isso, vamos entender de uma vez por todas as vantagens de gravar ligações PABX. Acompanhe!
São muitos os benefícios para as empresas que adotam a telefonia IP integrada com PABX virtual, como a redução nos custos com ligações em comparação às chamadas convencionais.
Além disso, ainda há a possibilidade de obter maior mobilidade e flexibilidade no trabalho, a facilidade para a implementação dessa tecnologia e a possibilidade da gravação de ligações.
A gravação das chamadas com PABX trata-se de um serviço que não tem custo extra quando você contrata um plano VoIP, que é fácil de gerenciar e traz benefícios à empresa.
O mais importante é sempre atentar-se às boas práticas para garantir que a gravação de ligações não vai acabar sendo um transtorno para o negócio, em vez de algo vantajoso.
Bom, explicada essa questão, vamos então aos benefícios desse serviço:

Com o recurso de gravar ligações PABX, você poderá personalizá-lo de maneira fácil, encontrando a melhor opção para a realidade e a necessidade da sua empresa.
Você pode fazer a gravação seletiva, a gravação sob demanda ou ainda a gravação das ligações em tempo integral.
Essa tecnologia de gravação e de armazenamento das chamadas permite que elas sejam acessadas e gerenciadas facilmente.
As gravações das chamadas PABX são enviadas direto para o serviço de nuvem, o que garante a segurança total dos arquivos, de modo que eles possam ser acessados sempre que necessário.
Isso porque quando eles chegam até a nuvem, esses arquivos são então replicados e distribuídos para diferentes servidores, de modo que os riscos de perda são reduzidos.
Como há contratos e até mesmo acordos que são feitos pela empresa com clientes e fornecedores via ligações, ter essa opção de gravar as ligações e mantê-los seguros é fundamental para que as informações estejam ali se necessárias.
Isso aumenta bastante a segurança jurídica para sua empresa, de modo a evitar demandas judiciais feitas por terceiros de má-fé, tendo sempre provas para usar a seu favor.
A gravação das chamadas é uma forma de ter maior controle e ser possível monitorar todas as ligações na empresa.
Ao ter acesso a todas as informações das chamadas de maneira rápida e mais assertiva, isso permite uma gestão administrativa das equipes muito mais eficientes.
Com esses arquivos das ligações, os gestores podem planejar ações que melhorem o atendimento ao cliente ou ainda que otimizem os processos dentro da empresa.
Ao contrário do que muitos podem imaginar, a gravação de ligações é algo que estimula as equipes, pois traz a elas maior segurança e mais conforto na realização do trabalho.
Além disso, também é importante deixar claro que a gravação das chamadas conta de forma positiva para os clientes, que sentem-se seguros e mais resguardados, aumentando a confiança deles na empresa.
Afinal, as gravações de ligações são recursos bem positivos para as duas partes, pois trazem maior credibilidade à marca por parte do público externo.
Os clientes passam então a acreditar que podem confiar na sua empresa porque se qualquer coisa não funcionar como eles esperam, há sempre as gravações das ligações que podem ser de ajuda para eles.
Portanto, a confiança mútua é maior e a relação vai ficando mais forte entre os lados, o que ajudará bastante a sua empresa a fidelizar um número maior de clientes.

Após ver todos os benefícios de gravar ligações com PABX na empresa, é hora de saber como fazer isso na prática.
Se você acha que esse é um processo extremamente completo para implementar, saiba que é o contrário, é bem simples colocar esse serviço em prática.
Antigamente, para gravar ligações com tecnologia analógica era bem complexo, mas com o PABX virtual, nem há a necessidade de comprar qualquer equipamento específico e muito caro.
A maior parte dos planos VoIP já conta com esse recurso para gravar ligações sem custos extras, de modo que toda a gestão das chamadas é realizada por um sistema totalmente online.
A gravação é feita por meio de uma ferramenta ou software que você irá contratar, e os dados referente às chamadas são salvos em arquivos no formato MP3 e armazenados em nuvem simultaneamente.
Depois, você poderá obter o acesso de forma instantânea a essas informações das ligações sem qualquer complicação.
Com isso, fica claro como esse serviço é fundamental e pode ser implementado de maneira fácil em sua empresa com a contratação de um plano VoIP.
Como você pode ver aqui, fazer a gravação de ligações na sua empresa é possível através do PABX, algo que antes era bem complexo e demorado, e as vantagens são muitas para a organização.
Neste texto, trouxemos aqui quais as vantagens principais de gravar as ligações feitas em sua empresa para clientes, fornecedores e parceiros, como o aumento da segurança e o fortalecimento nas relações com essas partes.
Além disso, ficou claro que para começar a gravar as ligações basta contratar um plano VoIP com esse recurso disponível, sem custos extras.
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Você sabe o que difere PBX e PABX?
Quando uma empresa está procurando por um bom sistema de telefonia para fazer a gestão da sua comunicação externa e também interna, é comum existir essa dúvida.
Isso acontece porque muitos gestores acreditam que os dois termos são a mesma coisa, o que é um erro.
Ainda que eles tratam-se de modelos específicos de centrais telefônicas, os dois são distintos e, por isso, é fundamental conhecê-los para saber qual é a opção ideal para o seu empreendimento.
Se você compreender bem como cada um deles funciona e quais as diferenças que possuem, ficará mais fácil tomar a decisão certa e evitar problemas.
Por isso, resolvemos trazer este conteúdo completo para mostrar quais as principais diferenças entre PBX e PABX. Vamos lá!
Vamos começar explicando o que significa PBX, sigla para “Troca de Ramais Privados” na tradução do bom português.
Em termos gerais, é possível definir o PBX com um equipamento eletrônico cuja finalidade é fazer a distribuição das chamadas entre os vários ramais.
Além disso, o PBX ainda permite um maior controle das ligações realizadas e recebidas na central telefônica onde ele encontra-se instalado.
Apesar disso tudo, é importante ressaltar que o PBX é um modelo já antigo e que, por isso, ainda necessita de um operador físico para que possa funcionar.
Ou seja, você precisará do trabalho de um telefonista que vai trabalhar junto a esse sistema para que ele possa funcionar adequadamente.
O modelo de telefonia PABX, na verdade, é uma modernização do PBX, ou seja, foi uma evolução do sistema antigo no qual a presença do operador físico já não era mais necessária para controlar e distribuir as chamadas telefônicas.
O sistema PABX tem como característica principal o fato de que atua de maneira automática, por isso mesmo o termo mudou de PBX para PABX, pois a letra “A” passou a fazer parte da sigla para sinalizar a sua automação.
A partir do uso dessa ferramenta automática, é possível que qualquer um dos ramais atenda uma ligação ao sistema central, para isso, basta digitar o número ou os números que foram programados previamente na hora da instalação.
O PABX ainda conta com recursos mais importantes que o fazem ser melhor em relação ao PBX.
Para que isso fique bem claro, a seguir vamos mostrar a você quais as diferenças entre PBX e PABX.
A diferença entre os dois termos começa já no nome deles, afinal, o “A” incluso no PABX refere-se ao processo de automatização desse sistema frente ao PBX.
Afinal, o funcionamento dele não exige que se tenha alguém que fique fazendo a distribuição das chamadas recebidas e a troca dos ramais.
Com isso, o sistema PABX funciona de maneira automática a partir de um software que atua de forma eficiente para receber as chamadas e pela troca de ramais sem ação de um operador.
Como explicamos antes, o PABX é um modelo mais moderno do PBX justamente por conta dessa automação, sendo uma tecnologia mais evoluída.
Além dessa principal diferença, existem várias outras importantes entre PBX e PABX que você precisa conhecer. Vamos lá!

Um dos diferenciais do PABX é contar com uma URA de atendimento, que significa Unidade de Resposta Audível, cuja função é fazer a transferência mais fácil das ligações recebidas para os setores certos de uma empresa.
Com essa URA, sempre que o cliente ligar para sua empresa, esse sistema fará um contato inicial e então vai transferir a chamada para o local certo da organização, como o SAC, o setor de vendas, etc.
Portanto, é muito mais fácil que a distribuição das chamadas seja feita da maneira adequada e que os clientes consigam obter o contato com o que desejam na empresa, aumentando a sua satisfação.
Uma outra grande diferença entre PBX e PABX é que esta última permite a gravação das chamadas, algo que não acontece no caso do PBX.
Essa gravação é muito importante para as mais diversas finalidades, caso de um PABX para call center, no qual um gestor poderá realizar a análise sobre como os operadores estão atuando e trazer melhorias no atendimento.
As gravações também podem ser usadas caso haja algum problema com o cliente, sendo uma maneira de provar que determinada informação foi passada ou não, por exemplo.
Portanto, a empresa pode se beneficiar muito do uso do PABX com a gravação das chamadas para realizar auditorias internas e para planejar treinamentos que ajudem os colaboradores junto ao relacionamento com os clientes.
Como o sistema PABX permite o funcionamento de forma remota, é possível também que os colaboradores possam trabalhar de casa, seja de forma híbrida ou totalmente remota, e as gravações ajudam os gestores a acompanhá-los.
Assim, é bem mais fácil ter o controle sobre as equipes que trabalham em home office ao ser possível realizar o acompanhamento via gravações de chamadas ou ainda em tempo real, como também é possível.
Por último, entre as principais diferenças dos modelos PBX e PABX, podemos citar o recurso da música de espera, que é considerado essencial dentro do atendimento ao cliente.
Isso porque na central telefônica, sempre que um cliente liga, é bem comum que a chamada acabe ficando em espera durante algum tempo, já que são muitas pessoas ligando ao mesmo tempo em busca de atendimento.
A música de espera, portanto, é uma maneira extremamente eficiente e agradável para tornar a experiência do cliente muito melhor e mais eficiente, por isso mesmo é que vale muito a pena investir nela.
Portanto, quando você contrata esse serviço com PABX, sempre que seu cliente ligar e precisar esperar por um atendimento, ele vai ouvir essa música.
Isso não significa, entretanto, que você não deve procurar otimizar ao máximo o tempo do cliente na espera pelo atendimento.
Saiba que uma das maiores reclamações dos clientes sobre as empresas está justamente na questão da demora em obter o atendimento desejado.
Após entender as principais diferenças entre PBX e PABX, é hora de saber quais as maiores vantagens de escolher esse segundo sistema para o seu empreendimento.
Desta forma, ficará muito mais fácil compreender o porquê vale a pena investir nele e modernizar a comunicação externa e interna da sua empresa.
Um dos grandes diferenciais do sistema PABX é justamente que ele ajuda a reduzir os custos com ligações, principalmente no que diz respeito à comunicação da empresa.
Através desse sistema, há como realizar ligações internas entre os próprios colaboradores por meio dos ramais, sem que a organização precise arcar com qualquer custo pela chamada.
Logo, seu negócio vai ter menos gastos nesse quesito, o que será excelente para equilibrar as contas e usar o dinheiro para investir em outras áreas da empresa.

Uma outra vantagem de optar pelo sistema PABX é que ele traz melhorias no atendimento da empresa, pois a automatização torna esse processo bem mais ágil, rápido e eficiente.
Lembre-se que o PABX atua com a tecnologia que permite que as ligações externas e o direcionamento para os ramais corretos sejam feitos de maneira totalmente automática.
Por conta disso, você já vai conseguir economizar bastante tempo e dinheiro, tornando o atendimento melhor aos clientes e com fornecedores e parceiros, além da própria comunicação entre os funcionários de forma interna.
Essa otimização de tempo então ajuda todos os colaboradores a atenderem um número maior de chamadas em um período menor de tempo, o que faz com que esse investimento valha bastante a pena.
Ainda há que se ressaltar que o uso do PABX aumenta bastante a produtividade de todos os seus colaboradores, ao melhorar o trabalho dentro da empresa.
Com uma tecnologia automatizada e que permite que as chamadas sejam repassadas da maneira certa, os funcionários podem trabalhar mais rápido e melhor.
Mais do que isso, com o sistema há a possibilidade das gravações das chamadas, os colaboradores podem atuar de qualquer lugar, ou ainda utilizar um discador automático, entre vários outros recursos que melhoram o trabalho.
Esses fatores são muito importantes para que exista um aumento na produtividade dos profissionais que atendem ou ligam da empresa, no caso daqueles em call center ativo, por exemplo.
O trabalho mais fácil ajuda a tornar os colaboradores muito mais satisfeitos, o que terá impactos importantes nas tarefas executadas por cada um dos profissionais e garantirá resultados bem mais positivos na empresa.
A unificação dos ramais, por si só, já é um grande benefício para a empresa pela diminuição dos custos de ligações internas.
Há ainda a questão de que o atendimento se torna muito mais fácil e que a comunicação entre os setores da empresa também é mais ágil e eficiente.
Sempre que for preciso tirar dúvidas entre as áreas, é possível comunicar-se de forma simples pelos ramais, sem precisar deslocar-se dentro da empresa ou fazer ligações de telefone tradicionais.
Como você pode ver aqui, é comum que as pessoas ainda confundam o PBX com o PABX, mas há uma grande diferença entre eles e em como podem auxiliar a sua empresa.
Neste conteúdo, explicamos como é que eles funcionam, as suas diferenças e ainda as vantagens que um sistema PABX pode proporcionar para melhorar seus resultados no seu negócio.
Conheça o plano de PABX do iFalei e invista na melhor empresa de telefonia digital!
Continue acompanhando o nosso blog do VoIP! Caso tenha mais dúvidas sobre PABX virtual, códigos de erros SIP, a diferença entre rotas VoIP e outros, confira mais publicações de nosso blog ou entre em contato conosco e iremos ajudar você.
Uma dúvida comum que muitos gestores de empresas têm é se vale ou não a pena fazer a contratação do PABX virtual ilimitado. Mas, em primeiro lugar, você sabe o que ele significa?
O PABX tem uma grande importância por realizar a conexão da rede interna de telefonia, o que faz com que a rotina de trabalho na empresa seja muito mais eficiente e mais fácil para todos.
Porém, há quem ainda não tenha feito a contratação dessa tecnologia moderna de telefonia para sua empresa, seja porque conhece pouco sobre suas vantagens, seja porque acha que vai gastar muito.
Não procurar conhecer mais sobre o PABX virtual ilimitado pode acabar deixando a sua empresa bem para trás das suas concorrentes, principalmente no que diz respeito ao trato e à fidelização do cliente.
Mas então fica a questão: a contratação de um plano ilimitado é vantajosa? Isso é o que nós iremos mostrar a partir de agora neste conteúdo completo!
O PABX virtual trata-se de solução extremamente moderna de telefonia para as empresas e destaca-se pela combinação entre a transmissão de voz via internet, o VoIP, com a tecnologia em nuvem.
A sigla PABX indica “Troca automática de ramais privados”, ou seja, ela funciona como um sistema de central telefônica cujo objetivo é conectar todos os telefones internos da empresa, de modo que se comuniquem entre si.
Além disso, ele pode conectar tanto um quanto mais de um dos telefones internos com uma rede externa, mas tudo isso acontece de maneira virtual em nuvem, sem qualquer tipo de estrutura necessária com cabos, por exemplo.
Isso porque essa combinação da transmissão por VoIP e a tecnologia é em nuvem, o que permite armazenar e processar os dados em um servidor em nuvem, e faz com que a empresa não precise de qualquer infraestrutura física.

Como explicado anteriormente, o PABX virtual funciona de forma diferente das linhas telefônicas comuns, pois ele permite a conexão entre diversas linhas internas da empresa através da criação dos ramais.
O processo é realizado de maneira automatizada, então não é necessária a intervenção de uma pessoa para realizar as transferências até os ramais corretos.
Desse modo, o PABX virtual ilimitado permite que um número infinito de ramais seja criado partindo de um único PABX
O funcionamento dele se dá por conta da tecnologia VoIP, aplicada para que as ligações sejam realizadas pela internet, o que baixa bem os custos.
Após explicar como ele funciona, é importante entender de uma vez por todas: vale a pena contratar PABX virtual ilimitado?
Para dar essa resposta, é importante compreender quais as vantagens que esse tipo de tecnologia pode proporcionar à sua empresa, como:
· Há uma redução enorme com os custos de ligações, principalmente quando se compara com os valores cobrados pelas empresas tradicionais no ramo de telefonia
· As ligações feitas com PABX virtual ilimitado possuem uma qualidade muito superior, sendo totalmente limpa, superior e sem quaisquer ruídos
· Os softwares atualmente são todos desenvolvidos sempre pensando no acesso realizado através de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, que funcionam via sistema iOS ou Android
· Os operadores terão acesso total ao ramal com tecnologia VoIP de qualquer lugar onde estejam, sendo possível fazer a migração da equipe para o trabalho remoto, sendo necessário somente ter acesso à internet
· Os custos totais também são bem menores quando você contrata o PABX virtual ilimitado, já que através dele a sua empresa poderá conectar várias linhas, não importa a quantidade necessária, em uma única central e vai pagar somente o valor das linhas que foram criadas, sem gastos extras
· O custo com questões operacionais também tem uma grande redução, pois você irá economizar bastante em relação a fiações e a equipamentos, pois tudo será realizado de modo totalmente virtual
Isso tudo ajuda a mostrar que vale a pena sim contratar um serviço de PABX virtual ilimitado, entretanto, é fundamental que isso seja feito junto a uma empresa confiável e experiente no mercado.
A iFalei possui o serviço de PABX virtual ilimitado que permite à sua empresa maior praticidade e mais modernidade na hora de fidelizar os seus clientes.
Através do PABX virtual, é possível transformar de vez a comunicação em sua empresa com essa tecnologia, oferecendo aos clientes um atendimento bem mais moderno e muito mais humanizado.
Tudo isso por meio de uma central de telefonia virtual que é moderna e muito profissional, de modo que a sua empresa vai poder contar com os recursos únicos que irão fazer uma grande diferença para conectar-se com seus clientes.

Para encontrar a melhor opção, a iFalei oferece vários planos de PABX virtual ilimitado, de modo que ficará fácil escolher aquele que se adequa melhor ao seu negócio.
Algumas das funcionalidades e recursos aos quais você terá acesso com o PABX virtual ilimitado são:
· Aceita a portabilidade, então a iFalei faz todo o processo para sua empresa
· URA de atendimento totalmente automático
· Espera telefônica do cliente é personalizada
· Relatório completo de ligações
· Chamadas gravadas e armazenadas por 90 dias
· Configuração do período de atendimento da empresa
· Entre outros mais!
Como você viu, o PABX virtual ilimitado é um tipo de tecnologia extremamente moderna para a telefonia de empresas, tornando a comunicação interna mais segura e o contato dos clientes mais personalizado e seguro.
Neste texto, mostramos a você como o PABX virtual funciona e como ela pode trazer muita vantagem competitiva à sua empresa através dos vários benefícios que proporciona, sem contar os recursos e funcionalidades disponíveis.
Para saber melhor sobre o serviço e qual o ideal para sua empresa, conheça o plano de PABX virtual ilimitado do iFalei!
Ainda possui dúvidas sobre VoIP, PABX ou outros temas como códigos de erros SIP e a diferença entre rotas VoIP? Continue navegando em nosso blog ou entre em contato conosco e um de nossos especialistas irá auxiliar você!
O uso da tecnologia PABX para pequenas empresas é essencial para melhorar o serviço de telefonia, tornando todas as operações telefônicas mais acessíveis e eficientes em qualquer negócio.
Apesar da importância que têm, nem todas as pequenas empresas fazem uso de uma PABX, visto que muitas acreditam que não precisam ter algo que conecte as suas várias áreas, pois em geral os setores são reduzidos.
Entretanto, ter esse tipo de tecnologia ajuda a melhorar a comunicação na empresa e torna mais eficiente o atendimento aos clientes.
Se você é dono de uma pequena empresa e ainda não faz uso de um PABX, vamos entender agora o porquê de ser tão importante contratar um hoje mesmo!
O PABX é uma sigla para, em português, a “troca automática de ramais privados”, isso quer dizer que esse tipo de sistema funciona como uma espécie de central telefônica.
Ele é responsável por distribuir as ligações em uma pequena empresa, de maneira automática, de modo que o equipamento receba todas as ligações provenientes da operadora de telefonia e então faz a distribuição delas.
Essa distribuição é realizada direto aos ramais internos, tornando possível que os vários usuários da empresa possam usar a mesma linha simultaneamente.
Além do mais, esse equipamento ainda garante que todos os setores da empresa possam comunicar-se entre si.

Agora que você entendeu o que é o PABX para pequenas empresas, é hora de saber as vantagens de utilizar o serviço em seu negócio:
· Ajuda a reduzir custos através das ligações internas e entre filiais realizadas totalmente sem custos, mesmo que as filiais estejam em outros locais (cidades ou estados)
· Maior eficiência para a comunicação interna da empresa: uma outra grande vantagem do PABX para pequenas empresas é que ela ajuda a tornar em mais eficiente o atendimento do seu negócio ao cliente, bem como melhora a comunicação dentro da empresa
· Integração total com vários outros tipos de sistemas em sua empresa: como está conectado à internet, o sistema PABX poderá ser conectado a outros que existam em sua empresa, desde que tenham conexão à rede
A melhor forma de saber qual é o melhor PABX para pequenas empresas é conhecendo quais são os tipos existentes no mercado.
Veja a seguir na nossa lista quais são eles:
O PABX virtual é diferente de todos os outros pois não há a necessidade de um equipamento físico para funcionar, já que o sistema possui um software que garante o uso dele através da nuvem.
É um modelo muito simples e é projetado de modo a receber chamadas somente de linhas fixas da telefonia, pois oferta apenas funções básicas. Costuma gerar custos altos porque deve ter uma manutenção preventiva e um suporte técnico realmente especializado.

Em comparação ao analógico, ele é mais avançado e conta com uma qualidade melhor em suas ligações, já que há a eliminação dos ruídos. Ele permite também ajustar o volume das ligações recebidas, porém há a necessidade de um suporte técnico mais especializado
A melhor opção para pequenas empresas vai depender das necessidades de cada negócio, mas entre todas, não há dúvidas de que o PABX Virtual é o mais indicado.
Com a iFalei, você terá um PABX Virtual de alta qualidade que vai trazer maior economia, mais praticidade e maior simplicidade em seu uso.
Tudo o que você precisa é escolher o plano ideal para sua empresa!
Como visto, o PABX para pequenas empresas é um tipo de serviço que pode auxiliar muito a melhorar o atendimento ao cliente e a comunicação interna nas organizações.
Neste texto, mostramos como funciona este sistema e ainda quais as vantagens que pode proporcionar à sua empresa, desde que faça a escolha certa para o seu empreendimento!
Portanto, invista no melhor PABX para pequenas empresas com a iFalei hoje mesmo!Continue acompanhando o nosso Blog do VoIP e conheça também como funciona a Telefonia em Nuvem PABX, qual a diferença entre rotas VoIP e quais as diferenças entre VoIP e PABX!
Está com dificuldades na hora de configurar seu ramal de telefonia VoIP? Confira nossa publicação sobre códigos de erros SIP ou entre em contato com um de nossos especialistas para auxiliar você!
Você sabe qual é a diferença entre VoIP e PABX?
Com as novidades que vão surgindo todos os anos em termos de tecnologia, a área da telefonia sempre tem novos lançamentos, assim, essa constante atualização deixa muitas pessoas com dúvidas.
A maioria das empresas trabalha ou já trabalhou com um sistema PABX, o que a grande parte das pessoas conhece e sabe exatamente como funciona.
Entretanto, o sistema VoIP tem sido uma novidade no ramo da tecnologia em telefonia e tem gerado dúvidas a respeito do que ele é, bem como se é parecido ou não com o PABX.
É justamente devido a alguns processos e a mecânica similar que os dois possuem que as pessoas acabam se confundindo.
Pensando nisso, resolvemos trazer esse artigo para explicar de maneira clara o que são VoIP e PABX, assim como as diferenças entre eles.
Quer saber tudo sobre o tema? Então acompanhe esse conteúdo até o final!
A tecnologia e a internet deram um grande salto nas últimas décadas, em especial desde o final dos anos 2000.
Deste modo, a cada novo período de tempo nós descobrimos um uso novo para a tecnologia, e logo ela tornou-se parte importante do segmento da telefonia, tanto residencial quanto empresarial.
Muito disso se deve ao surgimento do sistema VoIP, que é utilizado por muitas empresas, sendo o tipo de tecnologia mais importante para se realizar chamadas telefônicas por meio da internet.
Como assim? Vamos explicar melhor!
A sigla VoIP significa, quando traduzido para o português, Voz sobre Protocolo de Internet. E o que isso quer dizer, exatamente?
É simples, o VoIP funciona através da transmissão de voz via IP, que são os protocolos de internet.
Assim, essa tecnologia faz a transformação dos áudios analógicos diretamente em dados digitais, de modo que eles são transferidos através da internet.
Isso significa que a chamada telefônica convencional pode ser feita através da conexão à internet, sendo comum em vários tipos de serviços muito utilizados em nosso dia a dia, como Skype, Whatsapp, Zoom, entre outros.
Esta é uma tecnologia que surgiu ainda nos anos de 1990, mas apenas agora tornou-se realmente popular e é utilizada por muitas empresas.
O que acontece é que na época em que ela foi criada, a internet era muito lenta e a velocidade na transmissão dos dados era baixa, o que só mudou quando a banda larga surgiu, fazendo o VoIP ser parte da vida da população.

A tecnologia VoIP funciona por meio da captura de voz e pela transformação dela em dados, isso significa que é possível fazer este tipo de chamada entre computadores ou ainda entre computador e telefone convencional.
Desta forma, a chamada é muito mais barata e fácil de ser realizada, por isso mesmo é que ela atrai tanto a atenção das empresas.
Tudo o que é necessário para que esse tipo de chamada seja realizado é ter um computador ou um outro dispositivo conectado à uma rede de internet, para que a transmissão seja feita via dados.
Já o PABX é mais conhecido pelas pessoas, apesar de que há aquelas que não sabem muita coisa ou nada sobre o tema, então explicaremos.
A sigla significa, na tradução para o nosso idioma: “Troca automática de ramais privados”. E o que isso quer dizer?
Que a tecnologia PABX é usada praticamente apenas pelas empresas, sendo que essa é uma grande diferença entre ela e a tecnologia VoIP, que as pessoas utilizam em seu dia a dia.
O sistema PABX tem como função principal realizar a conexão entre os telefones internos existentes em uma empresa, bem como também conectá-los a uma rede externa.
Quando se implanta uma central telefônica que é automática, então elimina-se a necessidade de existirem várias linhas telefônicas no local, reduzindo muito os custos para qualquer empresa.
Por meio do PABX, a empresa também pode fazer uma gestão telefônica com mais funcionalidades e uma maior comunicação entre todos os ramais.
Então, este sistema funciona justamente otimizando a comunicação existente entre os colaboradores da empresa, pois todos têm acesso a um ramal que é exclusivo e que não tem custos extras.
Uma outra enorme diferença que existe entre os dois sistemas está relacionada com os custos para a configuração deles, visto que o sistema PABX custa mais do que o VoIP.
Outra diferença é que o PABX é um tipo de sistema que permite que os dados sejam armazenados em nuvem, direto na internet, ajudando a diminuir a necessidade de grandes servidores na empresa.

As duas tecnologias possuem suas semelhanças e diferenças, mas o fato é que as duas são igualmente importantes para qualquer organização em termos de melhorar a comunicação interna e externa.
É fundamental entender que, na verdade, uma tecnologia é necessária para que a outra possa funcionar adequadamente.
Afinal, o sistema PABX tem como sua base principal o sistema VoIP, mas por outro lado, o inverso não é uma verdade.
A questão é que as duas tecnologias complementam-se e a utilização delas em conjunto acaba sendo muito mais importante para a sua empresa.
Portanto, isso é algo a se analisar pelos gestores da empresa, para que possa ter resultados melhores na comunicação dentro da organização.
Como visto aqui, há ainda muitas dúvidas a respeito dos sistemas VoIP e PABX, pois é normal que as pessoas acreditem que tratam-se da mesma coisa, ao passo que outros não pensam neles como tecnologias complementares.
Neste texto, mostramos como é que os sistemas funcionam, ressaltamos as diferenças que existem, mas também no que as tecnologias se assemelham e o porquê de se utilizá-las de maneira complementar em sua empresa.
Possui interesse em telefonia VoIP para a sua empresa mas não sabe a diferença entre rotas VoIP? Confira outros artigos em nosso blog ou entre em contato conosco e um de nossos especialistas irá ajudar você!
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